Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Técnico Integrado em Agroindústria

Titulação: Técnico Integrado em Agroindústria
Modalidade: Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Regime: Anual
Turno: Integral
Público-alvo: Concluintes do Ensino Fundamental
Total de vagas: 30 (trinta)
Base Legal:

Resolução nº 36, de 06 de outubro de 2014 do Conselho Superior

 

OBJETIVO DO CURSO

  • Proporcionar aprimoramento pessoal, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • Proporcionar pró-atividade, criatividade, ética e capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores necessários ao desempenho  das funções e atividades que lhe foram atribuídas.
  • Desenvolver competências e habilidades referentes ao ensino das Línguas, das Ciências Humanas, das Ciências da Natureza e da Matemática envolvidas nas disciplinas: Língua Portuguesa,  Espanhol, Inglês, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física, Biologia, Química, Física e Matemática.
  • Promover a formação integral do educando proporcionando-lhes conhecimento das ações de planejamento, operação, implantação, gerenciamento e aplicação metodológica das normas de segurança e qualidade dos processos físicos, químicos e biológicos presentes na industrialização;
  • Formar profissionais competentes para planejar, organizar e monitorar processos de aquisição, elaboração, acondicionamento, e disposição das matérias-primas de origem animal e vegetal e seus produtos, objetivando manter a qualidade dos alimentos, a segurança alimentar e a preservação ambiental.
  • Formar Técnicos em Agroindústria, aptos a atuarem como agentes de mudança regional no setor produtivo, empreendedores, com capacidade para desenvolverem ações ligadas ao agronegócio, nas diferentes fases da cadeia agroindustrial de acordo com as normas legais vigentes.
  • Fornecer ao educando acesso ao conhecimento sobre toda a cadeia de produção de agroindustrial possibilitando sua atuação nos processos de produção e processamento nas áreas de industrialização, manipulação, desenvolvimento e pesquisa.
  • Capacitar o aluno a, intervir no processo produtivo, utilizando transferência de conhecimento, numa visão de desenvolvimento sustentável com foco na inovação com responsabilidade socioambiental.

 

PERFIL

O egresso do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroindústria será um profissional habilitado, com sólida formação teórico-prática, postura humanística e ética, capaz de atuar de forma empreendedora junto ao mercado, incorporando e transferindo tecnologias, apto a desempenhar funções gerenciais e técnicas, na qualidade de agente de transformação social, de forma a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de sua região e do país.

O Técnico em Agroindústria é o profissional de nível médio comprometido com o desenvolvimento social e econômico sustentável, com a necessidade de conservação do meio ambiente como bem comum, e com capacidade de articular criticamente os conhecimentos do saber científico e profissional no exercício da cidadania.

O egresso do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroindústria está apto a participar  de avaliações para continuar os estudos em cursos de nível superior.

 

DURAÇÃO

O curso terá duração de 3 (três) anos e o prazo máximo para integralização do mesmo é de 6 (seis) anos.

 

MERCADO DE TRABALHO

Hoje, a indústria alimentícia é o setor que mais movimenta investimentos em todo o mundo. No Brasil, ela representa 14% da nossa economia, empregando 21% da mão-de-obra, exportando 14% do que produz. Dentro deste contexto, o egresso do Curso Técnico Integrado em Alimentos vem ao encontro dos anseios da microrregião de Anápolis, à qual pertence o município de Inhumas, de maximizar a oferta de alimentos, diminuindo o desperdício através do aproveitamento de forma racional e sistemática das matérias-primas, com o uso de tecnologias apropriadas de conservação e beneficiamento, além do controle de qualidade dos produtos.

 

TOTAL DE VAGAS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O curso de Técnico Integrado em Agroindústria ofertará 30 vagas anuais. As aulas ocorrem nos turnos matutino e vespertino em tempo integral.

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO

O curso é oferecido no Campus de Inhumas.