Leitura

Biblioteca Atena entrega prêmios para Leitores-Destaque 2016

A Biblioteca Atena do IFG-Câmpus Inhumas divulgou, na última semana, os vencedores do concurso Leitores-Destaque 2016. Para participar, o interessado, aluno ou servidor do câmpus, deveria escolher obras literárias na biblioteca e entregar resenhas dos textos lidos. Os vencedores deste ano foram os estudantes: Henrique Ricardo de Camargo (19 resenhas), Mariana Simões de Almeida (16 resenhas) e Jordana Vitória Vieira Guimarães (15 resenhas).

A coordenadora da biblioteca, servidora Maria Aparecida de Castro, conta que o concurso, iniciado ainda no primeiro semestre, teve 114 participantesinscritos, embora nem todos tenham elaborado resenhas. "O balanço do concurso é muito positivo. Todos os participantes são, de alguma forma, ganhadores. Nós acreditamos no poder transformador da leitura literária. Todas as nossas ações aqui na biblioteca são realizadas com o objetivo de estimular a leitura de alunos, servidores e da comunidade em geral", comentou.

Interpretação

O vencedor do concurso disse que sempre gostou de ler mangás (histórias em quadrinhos de origem japonesa) e que se esforçou para levar o prêmio principal deste ano - uma bicicleta,
presente que foi uma doação da loja Casa do Ciclista. "Gostei muito de ler Fernando Sabino e Clarice Lispector. Eu adorei o concurso. Aumentei a frequência de leitura e percebi que comecei a prestar mais atenção nas coisas, passei a entender a parte educativa das histórias com mais facilidade, ou seja, melhorou minha capacidade de interpretação de textos", disse Henrique.

Antes do resultado final do concurso Leitores-Destaque 2016, quatro diferentes oficinas foram realizadas no câmpus, ao longo do ano, para auxiliar os participantes na produção das resenhas. O exercício de compreender Goiás através do conto de Bernardo Élis foi o nome da primeira atividade, ministrada pela bibliotecária Maria Aparecida de Castro. Depois vieram as oficinas: Declamação de poesias, com o professor Paulo Henrique do Espírito Santo Nestor; Desvendando a crônica, ministrada pela professora Letícia Maria Damaceno Sateles Alves, e Sonhos de Robô, apresentada pelo professor Alexandre Bellezi José.